Uma tragédia que parece roteiro de um filme de terror. Em pleno momento em que pesquisadores americanos da universidade de San Diego fazem críticas à série 13 Reasons Why, da Netflix, por incentivar jovens ao suicídio, uma estudante brasileira se mata em live no Instagram. O caso fica ainda mais macabro após os pais da jovem também cometerem suicídio e deixarem cartas misteriosas.

Entenda esse caso que parece uma história de tirada de 13 Reasons Why.

O suicídio no Instagram

A estudante Bruna Andressa Borges, de 19 anos, se suicidou e transmitiu tudo ao vivo pelo seu Instagram, na quarta-feira passada (26).

Ela cursava o 3º período de Ciências Sociais na Universidade Federal do Acre (Ufac) e vivia uma vida normal, segundo familiares e amigos. Porém, no dia 26, a jovem cometeu suicidou por enforcamento na frente dos seus 286 seguidores no Instagram.

Segundo uma parente de Bruna, a estudante era alegre e cheia de energia. Ninguém na família poderia imaginar que a jovem fosse capaz de tirar a própria vida. A jovem disse em seu Facebook que já havia sido abandonada e julgada pela pessoa e que sentia traída e humilhada, mas que gostaria de viver, mas que não enxergava outra saída que não o suicídio.

A última postagem de Bruna foi: "Já viram alguém morrer ao vivo?" Os pais de Bruna Borges registraram a ocorrência na Delegacia de Flagrantes (Defla) e não quiseram falar sobre o ocorrido por estarem em choque.

Pais da jovem cometem suicídio

Os pais de Bruna Borges, que se suicidou ao vivo no Instagram, foram encontrado mortos na sexta-feira (28). Dois dias depois do ocorrido com Bruna Borges, a notícia da morte dos seus pais se tornou o assunto mais comentado na internet.

Os pais da jovem foram encontrados mortos em sua casa, na Vila Militar, em Rio Branco, capital do Acre.

Márcio Augusto de Brito Borges, de 45 anos, e Claudineia da Silva Borges, de 39 anos, ficaram extremamente abalados com a morte da filha.

O coronel Wellington Valone Barbosa, comandante do 4º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), deu uma declaração dizendo que era cedo para afirmar quais foram as causas da morte do pais da estudante, mas não é descartada a hipótese de suicídio, pois foram achadas cartas no local.

Ninguém da família quis dar uma declaração sobre esse caso.

A polêmica pesquisa sobre a série ‘13 Reasons Why’

Uma pesquisa liderada por John W. Ayers, da Universidade estadual de San Diego, nos Estados Unidos, apontou que os pensamentos suicidas aumentara depois que a série 13 Reasons Why, produzida pela Netflix, foi disponibilizada aos assinantes. O estudo, que foi publicado na revista científica Jama Internal Medicine, diz que houve um aumento de 26% nas pesquisas em ferramentas de busca na internet de sobre "como se suicidar".

Segundo Ayers, líder da pesquisa, o lançamento da série 13 Reasons Why pode ter dado inspiração para que as pessoas tenham pensamentos suicidas. Para ela, a Netflix deveria retirar a série do ar.

13 Reasons Why conta a história de uma jovem estudante que, antes de se matar, envia uma caixa com fitas gravadas aos seus colegas de escola. Nessas fitas, ela conta quais foram os motivos que a levaram a cometer suicídio.

Por que a vida não está mais vale apena?

Na internet, já existem muitos comentários de pessoas que dizem haver uma relação entre a série e os suicídios da estudante Bruna Borges e seus pais, embora não se comprove essa relação. Sem dúvida, esse é um assunto delicado e polêmico, que precisa ser refletido com seriedade.

Mesmo que a série tenha sua influência sobre o aumento nas pesquisas e do interesse das pessoas em cometer suicídio, é preciso entender porque eles desenvolvem esse interesse.

Todo ano, milhares de pessoas cometem suicídio por diversas razões no mundo todo.

Talvez esse seja o momento de se pensar o que faz as pessoas terem tanta vontade de deixar de viver. Por que estamos tão desmotivados a continuar a existir? O que nossa sociedade, cada vez mais desumana e robótica, presa em suas redes sociais, tem a ver com isso?

A grande pergunta que temos que nós fazer é: Por que a vida não está mais vale apena?

Deixe seu comentário